CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 7 de fevereiro de 2017

NATAL: Grupo Arte e Saúde aumenta qualidade de vida de usuários da USF Soledade II

Por Ascom Cosems-RN

Aret e Saúde Soledade II (10)

Comemorando nove anos de existência, o Grupo Operativo Arte e Saúde: o SUS em Nossas Mãos e Mentes tem promovido o resgate da autoestima, controle de doenças crônicas e criado uma fonte de renda para integrantes do grupo de cuidado e valorização do idoso desenvolvido pela unidade de saúde da família de Soledade II, no Distrito Sanitário Norte II de Natal.

Usando as habilidades manuais e culturais dos participantes, as atividades realizadas auxiliam não apenas no restabelecimento do prazer de viver com uma maior qualidade de vida, mas também atuam de forma eficaz no combate às dificuldades normais vivenciadas pelas pessoas com idade acima de 60 anos.

Segundo a agente comunitária de saúde da USF Soledade II, Eliedna Pricilla, o objetivo do grupo, criado em 2008, é promover uma integração entre o trabalho já desenvolvido pelos profissionais da USF no cuidado e na valorização do idoso com a saúde do corpo, físico e mente, usando habilidades manuais como o artesanato, teatro, culinária, dança, poesia, música e outros, na promoção de uma melhor qualidade de vida aos seus usuários.

“A maioria dos integrantes é mulher e dona de casa sem oportunidade de lazer e de baixa renda, que possui alguma habilidade manual ou cultural que possa auxiliá-la no processo de melhoria da qualidade de vida por meio das atividades propostas e realizadas em grupo. Isso eleva a autoestima, ajuda no tratamento e controle de doenças crônicas e é uma forma de fonte de renda para elas”.

As reuniões do grupo são realizadas sempre às terças e quintas-feiras, entre as 14h e as 17h. Além de Eliedna, o grupo é coordenado por mais cinco agentes comunitários: Adriana Andrade, Anailde Silva, Joseane Carneiro, Márcia Ferreira e Magnus Ferreira.

ASSESSORIA DE IMPRENSA