CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 4 de abril de 2017

Natal garante acompanhamento pré-natal em todas as unidades de saúde

Por Ascom Cosems-RN

O acompanhamento pré-natal é um serviço considerado do tipo “porta-aberta” do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Natal, todas as mulheres podem receber este serviço em qualquer unidade básica de saúde, seja na região de residência ou não. Durante o período de acompanhamento do pré-natal são realizados exames de glicemia, sangue, teste rápido, verificação de peso, altura e pressão arterial, e detecção de possíveis doenças que possam ocorrer na gestação.

A coordenadora do Núcleo da Saúde da Mulher de Natal, Joana Darc Leite, ressalta que o acompanhamento “é importante para que se tenha uma gravidez saudável, e se evite problemas na hora do parto e com o próprio bebê”.

A unidade de saúde de Cidade Praia, localizada no Distrito Norte I, é uma das unidades que oferece o serviço e ainda proporciona momentos agradáveis para as gestantes. O projeto “Nove Luas”, coordenado pela enfermeira Márcia Lelis, promove palestras e encontros duas vezes na semana para orientar as futuras mães sobre o período da gravidez.

O projeto instrui sobre a importância do aleitamento materno para o bebê e esclarece as dúvidas ou problema que a gestante esteja passando, seja na sua alimentação ou na sua estrutura familiar. Além dos exames periódicos, as enfermeiras repassam exercícios que podem ser fundamentais na hora da concepção.

“Nós procuramos deixar a mulher bem confortável para o parto, porque por mais que seja um momento bonito na vida dela, é algo complicado e difícil, porque ela carrega um bebê consigo”, reforça a enfermeira, Sandra Machado.

A cada 15 dias, mulheres grávidas – independente do período de gestação – e familiares se reúnem com a equipe da USF Cidade Praia, além de profissionais convidados para discutir temas relacionados com a gestação. “Cada encontro tem uma programação específica já pré-programada. Tentamos convidar a maior diversidade possível de profissionais de fora da unidade, como dentistas, nutricionistas e psicólogos. A intenção é fazer com que a gestante tenha o melhor conhecimento possível que ela deve ter na gestação do bebê”, afirmou o médico Luiz Eduardo Emídio.

Com um acompanhamento bem feito do pré-natal, as mulheres podem detectar doenças e correm menos riscos na gravidez, proporcionando um parto tranquilo para o binômio mãe-bebê.

ASSESSORIA DE IMPRENSA