CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 18 de fevereiro de 2016

Natal: Gabinete avalia situação epidemiológica e discute novas estratégias de combate ao Aedes aegypti

Por Ascom Cosems-RN

5d254544-6d08-42f3-ad72-a861eff555e9 (1)

O Gabinete de Gerenciamento de Crise do combate ao Aedes aegypti reuniu-se na tarde desta quarta-feira (17), na sede do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS-SMS) para discutir a situação epidemiológica de Natal e novas estratégias de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os dados mais atualizados apontam que Natal está, até a 6a semana epidemiológica, com 832 casos de dengue notificados, sendo 542 apenas nos últimos 15 dias. Além disso, são seis bairros em situação de alto risco: Igapó, Nossa Senhora da Apresentação, Potengi, na zona Norte de Natal, Mãe Luiza, na zona Leste, e, Ponta Negra na zona Sul.

“A Saúde já fez sua parte e mais do nunca vamos precisar da ajuda e integração de todos para vencermos essa guerra, pois há situações que ultrapassam a barreira da Saúde. Precisamos unir forças para bloquear os surtos e impedir que as situações que hoje estão concentradas em alguns bairros se espalhem pela cidade”, afirma a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

O secretário Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), Tomaz Neto, participou da reunião e disse que vai priorizar as ações nas áreas de maior infestação do mosquito. Ele informou também que iniciou essa semana a limpeza das lagoas de captação de Natal. “Precisamos intensificar o trabalho junto a comunidade e a imprensa, que tem que ser nossa parceira, no trabalho de conscientização, pois essa é uma responsabilidade de cada um de nós”. O secretário também se comprometeu de convidar o presidente da Caern para a próxima reunião do Gabinete, para que a Companhia possa ter conhecimento dos pontos críticos que são de responsabilidade do órgão.

A Urbana continua fazendo a limpeza das áreas críticas apontadas pelo Vigiadengue, sistema de monitoramento e controle da dengue desenvolvido por Natal, e a Guarda Municipal se colocou à disposição para acompanhar os agentes de endemias nas áreas consideradas de risco.

ASCOM DA SMS NATAL