CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 4 de abril de 2017

NATAL: Farmacêuticos da rede municipal são capacitados para atendimento de pessoas expostas ao HIV

Por Ascom Cosems-RN

Farmacêuticos que atuam em oito unidades referências para o atendimento de profilaxia pós-exposição ao HIV, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participaram de capacitação para dispensação de antiretrovirais, nesta terça-feira (4). O evento foi realizado no laboratório de informática do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

A responsável técnica do Setor de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)/Aids e Hepatites Virais da SMS, Emilly Miranda, explicou que os profissionais estão sendo treinados para o atendimento e acolhimento das pessoas que foram expostas ao vírus HIV por meio de relações sexuais consensuais e vítimas de violência sexual ou acidentes com materiais biológicos, no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos Antirretrovirais do Ministério da Saúde.

“Os profissionais treinados atuarão no atendimento de profilaxia pós-exposição (PEP) nestas unidades referência. A capacitação continua na próxima semana, quando será a vez de enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e médicos serem treinados para o atendimento e acolhimento às pessoas expostas ao HIV”.

Participaram da capacitação os farmacêuticos que atuam nas maternidades Araken Pinto, Felipe Camarão e Leide Morais, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Esperança, Pajuçara e Potengi, Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo e do Serviço de Atendimento Especializado (CEI Leste III).

O Siclom permite a atualização das secretarias municipais e estaduais e o departamento de DST, Aids e Hepatites Virais em relação ao fornecimento, dispensação de medicamentos aos pacientes em tratamento, conforme o Consenso Terapêutico Brasileiro, além do controle de estoques de cada medicamento usado.

ASSESSORIA DE IMPRENSA