CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 10 de fevereiro de 2017

Natal: Centro Municipal de Armazenamento de Imunobiológicos recebe equipamentos de alta tecnologia

Por Ascom Cosems-RN

Centro Municipal de Armazenamento de Imunobiológicos recebe equipamentos de alta tecnologia (6)

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta sexta-feira (10) a entrega oficial de dez câmaras frias, dez freezers horizontais e cem novas geladeiras, de uso específico para o armazenamento de soros e vacinas, às unidades de saúde e ao Centro Municipal de Armazenamento de Imunobiológicos (Cemadi). Na ocasião, foram entregues dez kits de urgência, contendo desfibriladores externos automáticos (DEAs) para reanimação cardiorrespiratória. O evento ocorreu na sede do Departamento de Logística e Suporte Imediato aos Serviços de Saúde (DLS), no bairro de Igapó. 

O secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, afirmou que a medida reforçará o trabalho de melhoria dos serviços ofertados à população natalense referente à imunização contra doenças infeccciosas, ao garantir a preservação das características originais das vacinas. Ele destacou que a prevenção de doenças, por meio da imunização, é, junto com a promoção à saúde, uma parte eficaz e barata de se fazer saúde pública de qualidade e com responsabilidade. 

“No Nordeste inteiro, nenhum outro estado possui geladeiras como essas, que imprimem relatório de temperatura e conservação e vinculadas a um gerador próprio com capacidade para 48h de manutenção ininterrupta de estabilidade de temperatura, para garantir que as vacinas, muitas com vírus vivos, cepas virais ou pedaços de microorganismos que precisam ser armazenados e distribuídos de forma correta, para que cheguem até o usuário de forma efetiva e não perigosa para a sociedade”. 

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), Juliana Araújo, destacou a importância dos equipamentos adquiridos pela Prefeitura Municipal. “É um momento tão importante como quando assumimos a gestão e iniciamos a informatização das salas de vacinas. Esses novos equipamentos de frio vêm para garantir a qualidade das vacinas e evitar a perda financeira de cerca de R$ 200 mil anuais em vacinas, causadas por oscilação na temperatura, que não podem ser mais usadas”. 

 
DESFIBRILADORES

Luiz Roberto Fonseca afirmou também que os DEAs serão entregues às unidades de Bom Pastor, Guarapes, Nova Natal, Pajuçara, Ponta Negra, Planalto, Santarém e Vale Dourado, escolhidas por serem referências em suas regiões. Para usarem os equipamentos de urgência, de alta tecnologia, todos os servidores da saúde municipal, de médicos a auxiliares de serviços gerais, serão treinados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Natal), bem como os ventiladores manuais (Ambus) e carros de oxigenioterapia. 

“A nossa intenção é fazer com que todas as 84 unidades de saúde terão a forma de se proteger de uma possível morte súbita ou paradas cardiorrespiratórias nesses ritmos que só se revertem com choque. É a mesma política que é feita em várias cidades do mundo, a exemplo de Nova Iorque (EUA), onde uma pessoa capacitada, mesmo um leigo, sozinho, consegue reverter uma parada. É essa qualidade e dignidade que queremos para o usuário do SUS, o melhor que a saúde pública pode ofertar atualmente”.   

ASSESSORIA DE IMPRENSA