CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 19 de janeiro de 2016

Natal: Caminhada encerra atividades da força tarefa em Nossa Senhora da apresentação

Por Ascom Cosems-RN

IMG-20160119-WA0009

Com o slogan “Dengue e Zika – Você tem tudo a ver com Isso”, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, encerrou na manhã desta terça-feira (19) as atividades da força tarefa que estava sendo realizada com o apoio de diversas secretarias no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, no Distrito Sanitário Norte II, com uma grande caminhada pelas ruas do bairro.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), Juliana Araújo representando o prefeito Carlos Eduardo e o secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, agradeceu a participação de todos os envolvidos e disse que a colaboração da população foi muito importante para o combate e a prevenção nessas ações. “Agradeço imensamente a comunidade que esteve junto, dando a sua contribuição. Com esse apoio venceremos essa luta que é de todos nós”.
O chefe do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandre Medeiros, considerou que a força tarefa conseguiu um impacto positivo devido a participação da população que está cada vez mais consciente do seu papel como cidadão, na busca de melhorias para a sua comunidade, no controle e prevenção do mosquito. “Esperamos mais adesões nos próximas atividades que iremos realizar nos bairros de Igapó, Potengi, Pajuçara e Lagoa Azul”.
A caminhada de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti contou com a participação do alunos e professores da Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, agentes de endemias, alunos do Projeto Semente Cidadã e profissionais de saúde que percorreram a Avenida das Fronteiras, Rua José Luiz da Silva, chegando até a Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, onde os agentes de endemias fizeram uma exibição teatral sobre a prevenção do mosquito Aedes aegypti.
A força tarefa foi iniciada em 11 de janeiro, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, por ter sido considerada uma área de maior risco de doenças como a dengue, chikungunya e zika, causadas pelo mosquito Aedes aegypti. A ação contou com limpeza urbana, ações de controle vetorial, visita aos imóveis fechados, inspeções em lagoas de capitação e visita domiciliares.
O trabalho contou com a participação das Secretarias Educação (SME), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Serviços Urbanos (Semsur), Trabalho e Assistência Social (Semtas), Segurança e Defesa Social (Semdes) e da Urbana.
Ascom da SMS de Natal