CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 2 de março de 2016

Mossoró recepciona novos residentes para Atenção Básica

Por Ascom Cosems-RN

unnamed

Com o objetivo de dar prosseguimento ao processo de reestruturação da Atenção Básica, a Prefeitura de Mossoró e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recepcionaram novos residentes, que atuarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, 1, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) da Universidade.

O prefeito Francisco José Júnior saudou os novos residentes e destacou a importância dos trabalhos desses profissionais na saúde municipal. “São servidores que trabalham na prevenção e na promoção à saúde, fortalecendo a nossa Atenção Básica. Com unidades básicas fortes, podemos resolver em até 80% os problemas de saúde nessas estruturas, sem necessitar de encaminhamentos para hospitais ou unidades de urgência”, destacou.

O Pró-reitor de Pós-graduação da Uern, João Maria Soares, agradeceu ao Município pelo apoio. “Agradecemos à Prefeitura pelo apoio com a Uern em abrir as portas das unidades para receber nossos residentes”, afirmou. A secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, frisou que a educação continuada é prioridade na gestão. “É por isso que conseguimos, pela primeira vez no município, ter residentes multiprofissionais”, comemorou.

São mais 34 novos residentes, sendo enfermeiros (6), fisioterapeutas (4), nutricionistas (4), odontólogos (1), psicólogos (4), assistentes sociais (5), além de residentes em ginecologia e obstetrícia (4) e em medicina em saúde da família (6). Esses profissionais reforçarão o atendimentos nas UBSs dos bairros de Abolição III, Bom Jesus, Nova Vida, Walfredo Gurgel, Dom Jaime Câmara, Teimosos, Pereiros e Sumaré.

O município já possui 32 residentes de Residência Médica em Saúde da Família, em Ginecologia e Obstetrícia e em Residência Multiprofissional, totalizando agora 66 residentes na Atenção Básica. Os profissionais começarão a atuar nas unidades já a partir do dia 7 de março, auxiliando as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

ASCOM DA SMS MOSSORÓ