Por meio do projeto ‘Cuide de sua saúde, seja sua primeira opção!’, a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante, através da Coordenação de Saúde da Mulher, realizou, entre 05 e 28 de outubro, ações dentro da campanha Outubro Rosa com o intuito de conscientizar a população local sobre o câncer de mama e do colo de útero.
De acordo com a Aldenisia Albuquerque, secretária de saúde, a campanha do Outubro Rosa em São Gonçalo do Amarante viabilizou maior acesso das mulheres aos serviços de diagnóstico e de tratamento visando a redução da incidência e da mortalidade por estas doenças.
“Planejamos várias ações estratégicas com o objetivo de sensibilizar e de prevenir contra o câncer de mama e de colo uterino. Nossa ideia foi incentivar a sociedade a identificar precocemente estas doenças e, assim, reduzir o índice de mortalidade”, frisou Aldenisia Albuquerque.
AVALIAÇÃO
Para a secretária municipal de saúde, foi possível constatar que as ações educativas mostraram-se úteis e oportunas para a disseminação e propagação das informações pertinentes ao câncer de mama e do colo uterino, bem como para a importância quanto ao autocuidado.
“Houve adesão positiva das usuárias, maior interesse na participação das atividades coletivas desenvolvidas e nos questionamentos e discussões durante as palestras ofertadas, além do aumento da procura por atendimento médico e solicitação de mamografias”, frisou Aldenisia Albuquerque.
Ainda de acordo com a secretária de saúde, as ações atenderam em torno de 1.300 usuárias onde foram realizados 1.793 testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis, 825 exames citopatológicos e 450 mamografias, além da aferição da pressão arterial e hemoglobina glicosada.
VIVÊNCIAS
O “Vivência do SUS nos Recantos Potiguares” busca documentar e disseminar toda e qualquer experiência municipal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e compartilhar ações dos municípios na perspectiva de integração da atenção primária à saúde, promoção à saúde, práticas integrativas e complementares, vigilância em saúde, gestão do trabalho e educação na saúde, urgência e emergência, assistência farmacêutica, rede hospitalar, centros para a Covid-19, enfrentamento da pandemia de Covid-19, serviços de referência e apoio de diagnóstico, entre outros temas relativos ao SUS.
“Mostrar e valorizar o cotidiano dos trabalhos de saúde, nos municípios potiguares, é nosso grande objetivo”, destacou a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia (SMS Doutor Severiano), mostrando que o Projeto foi pensado para que o gestor municipal possa apresentar suas vivências do SUS ao mundo.
Confira detalhes e tire dúvidas sobre o Projeto: https://www.cosemsrn.org.br/noticia/confira-aqui/