No último dia 26 de outubro o município de Jardim do Seridó, localizado na quarta região de saúde do Rio Grande do Norte, realizou o primeiro chá da tarde em alusão ao Outubro Rosa. A iniciativa da Secretaria de Saúde, através da coordenadoria da Atenção Básica, foi direcionada às mulheres jardinenses que já foram diagnosticadas com câncer de mama ou que estão em tratamento contra a doença.
De acordo com Lyzandra Costa, secretária municipal de saúde, a ação foi realizada objetivando a partilha de relatos de mulheres que já vivenciaram o diagnóstico do câncer de mama e que conseguiram vencer a doença, e que estas possam repassar a experiência para as mulheres que estão em tratamento contra a enfermidade.
“A ação apresentou resultados positivos, pois foi possível debater o câncer de mama com mais leveza”, avaliou Lyzandra Costa, pontuando que, diante de uma temática tão importante, é necessário que se possa conhecer o papel destas mulheres dentro da sociedade para que o objetivo desta iniciativa seja alcançado.
VIVÊNCIAS
O “Vivência do SUS nos Recantos Potiguares” busca documentar e disseminar toda e qualquer experiência municipal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e compartilhar ações dos municípios na perspectiva de integração da atenção primária à saúde, promoção à saúde, práticas integrativas e complementares, vigilância em saúde, gestão do trabalho e educação na saúde, urgência e emergência, assistência farmacêutica, rede hospitalar, centros para a Covid-19, enfrentamento da pandemia de Covid-19, serviços de referência e apoio de diagnóstico, entre outros temas relativos ao SUS.
“Mostrar e valorizar o cotidiano dos trabalhos de saúde, nos municípios potiguares, é nosso grande objetivo”, destacou a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia (SMS Doutor Severiano), mostrando que o Projeto foi pensado para que o gestor municipal possa apresentar suas vivências do SUS ao mundo.
Confira detalhes e tire dúvidas sobre o Projeto: https://www.cosemsrn.org.br/noticia/confira-aqui/