CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 19 de fevereiro de 2016

Mossoró: UPAs 24h ampliam técnicos de enfermagem para reforçar atendimento

Por Ascom Cosems-RN

unnamed (3)

Após aumentar o número de médicos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a Secretaria Municipal de Saúde anuncia que também ampliará a quantidade de técnicos de enfermagem nas três UPAs. As unidades já começaram a alterar suas escalas de acordo com a nova medida.

A decisão é necessária devido ao aumento de mais de 50% no número de atendimento das UPAs nesta época do ano, consequência do surto de viroses e da proliferação de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika vírus, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “O tempo de espera nessas unidades diminuirá significativamente e o atendimento ficará mais humanizado. Estamos atendendo a uma solicitação dos profissionais que atuam nas UPAs e da população. Mesmo diante da crise econômica nacional, a gestão municipal prioriza a saúde das pessoas”, afirma a secretária de pasta, Leodise Cruz.

Uma das preocupações, além das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes, é também a quantidade de pessoas que se dirigem as UPAs com diarreia aguda. De acordo com recente boletim divulgado pela Vigilância à Saúde, já são mais de 1.300 notificações este ano. “Neste período do ano, a população precisa manter-se hidratada, ingerir vitamina C e evitar alimentos e líquidos de procedência duvidosa”, aconselha a gerente da Vigilância à Saúde e nutricionista, Geizarelle Soares.

BOLETIM

De acordo o mais recente boletim divulgado pela Vigilância à Saúde, foram notificados 215 casos de Dengue neste ano, sendo sete confirmados. Foram registrados também 57 casos de Zika vírus e nenhum de Chikungunya. “Pedimos à população para continuar na guerra contra o mosquito, fazendo vistorias contínuas nas suas casas e destruindo os criadouros do mosquito”, orienta Karla Cartaxo, coordenadora da Unidade de Endemias.

ASCOM DA SMS MOSSORÓ