CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 29 de novembro de 2016

Mossoró tem menor taxa de mortalidade infantil

Por Ascom Cosems-RN

unnamed

Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontou Mossoró como a cidade com menor taxa de mortalidade infantil entre os cinco municípios mais populosos do Rio Grande do Norte. Os dados se referem às crianças de até um ano de idade, com foco no ano de 2015.

De acordo com a pesquisa Estatísticas do Registro Civil, o município contabilizou 46 mortes de crianças de até um ano de idade. Isso representa 0,7% do total de nascidos vivos, por local de registro.

Natal, capital do estado e município mais populoso, alcançou 138 mortes de crianças nessa faixa etária, de um total de 14. 259 nascidos vivos, o que representa 0,9%. Já Parnamirim, terceiro mais populoso, o percentual de crianças mortas com até um ano de idade, foi de 46, o que representa 1,3%, com um total de nascidos vivos de 3.503.

Já São Gonçalo, quarto município mais populoso, contabilizou 17 mortes de crianças de até um ano de idade, em um universo de 1.188 nascidos vivos, o que representa taxa de mortalidade infantil de 1,4%. Macaíba, quinto mais populoso, registrou 11 mortes de crianças de até um ano de idade, de um total de 943 nascidos vivos, chegando a um percentual de mortalidade de 1,2%.

Outro dado importante é que do total de óbitos dos municípios, de qualquer idade, Mossoró também possui a menor taxa de mortalidade. Com 1.662 mortes, 46 foram de crianças de até um ano (2,8%); Natal teve 4.685 mortes, sendo 138 crianças na faixa etária pesquisada (2,9%); Macaíba registrou 365 mortes, sendo 11 de crianças de até um ano; Parnamirim totalizou em 2015 1.220 mortes, sendo 46 de crianças de até um ano de idade (3.8%); São Gonçalo do Amarante registrou 421 mortes, sendo 17 de crianças nessa faixa etária (4%).

HUMANIZAÇÃO

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Antônio Almeida, investimentos na Atenção Básica e a parceria exitosa do Município com o Hospital Maternidade Almeida Castro garantiram o destaque de Mossoró nessa pesquisa.

Adesão do município ao programa Mais Médicos, implantação da Residência Multiprofissional, ampliação da Residência Médica e das equipes da Estratégia de Saúde da Família, além de mudanças no fluxograma do atendimento de pré-natal são pontuados pelo secretário. “O município investiu desde o fortalecimento da Atenção Básica até a abertura de UTIs adulto e neonatal no Hospital Almeida Castro. É um dado que comprova o esforço de Mossoró em humanizar o atendimento à criança e à mulher”, comemorou.

ASSESSORIA DE IMPRENSA