CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 3 de fevereiro de 2016

Mossoró: Novos equipamentos garantem prevenção a problemas cardíacos

Por Ascom Cosems-RN

unnamedl

Com objetivo de intensificar a prevenção a problemas cardíacos, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou o Programa de Telemedicina, por meio de novos aparelhos de eletrocardiograma, implantados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O equipamento realiza exame de avaliação cardíaca de forma rápida e simples.

O aparelho já está à disposição da população nas UBSs Sinharinha Borges, do bairro Barrocas, Cid Salem, do Abolição IV e Durval Costa, do Conjunto Walfredo Gurgel. O resultado do exame sai em, no máximo, três minutos, com laudo entregue ao paciente para avaliação médica.

Usuária da UBS Sinharinha Borges, Maria das Graças dos Santas, comemora a chegada do novo equipamento na unidade. “Sou paciente desta unidade há anos e foi a primeira vez que fiz um eletrocardiograma. Estou feliz com a rapidez e com o resultado do exame. Cuidar do coração, principalmente de pessoas com problemas cardíacos como eu, deve ser prioridade”, relata.

Esse novo serviço é implantado graças à adesão do município ao Telemedicina, um programa de serviço à distância, que permite a interação online entre profissionais de saúde da seguinte forma: o paciente se dirige a uma das unidades de saúde para realizar o procedimento, que será enviado via internet para profissionais médicos do Telemedicina. O resultado é enviado à unidade de saúde requisitante e entregue ao paciente para posterior avaliação médica.

Segundo a coordenadora do Telemedicina em Mossoró, Cledini Leite, o objetivo é ampliar os equipamentos eletrocardiógrafos a outras unidades. “As três unidades foram referenciadas para atender toda a população. Haverá ampliação à medida que a procura pelo serviço aumentar”, informa.

A secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, lembra que o eletrocardiograma só era feito nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Centro Clínico Vingt-un Rosado. “Agora, o serviço chega para reforçar o atendimento na Atenção Básica. É um atendimento rápido, eficiente e que garante mais saúde à população”, conclui.

ASCOM DA SMS MOSSORÓ