CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 4 de março de 2016

MOSSORÓ: Disque Aedes recebe mais de 50 denúncias por dia

Por Ascom Cosems-RN

unnamed (1)

Para facilitar os serviços de atendimento às denúncias de focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika vírus, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), disponibiliza o Disque Aedes. Através do número (84) 3315-4833, a população pode avisar aos técnicos sobre possíveis focos em locais públicos ou privados de Mossoró.

O setor tem recebido uma média de 50 denúncias diárias e dado encaminhamento a todos os atendimentos. De acordo com a coordenadora do CCZ, Karla Cartaxo, é importante que a comunidade informe o endereço ou ponto de referência onde o foco do mosquito precisa ser exterminado. Todas as denúncias são verificadas e encaminhadas para vistorias dos agentes de endemias, que realizam a aplicação do larvicida, quando necessária, e orientam à população sobre a prevenção e o combate ao mosquito.

O telefone funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Por ter apenas uma linha, algumas vezes o sinal fica ocupado para a população. “Serviços de limpeza de caixa d’água, frequentemente solicitados pelos moradores, não são realizados pelos agentes de endemias. Essas solicitações, que não são de competência da Secretaria, ocupam a linha. O que nós realizamos são atendimentos de vistorias, com nossos agentes de endemias”, afirma Karla Cartaxo.

Ainda segundo a coordenação do CCZ, a Secretaria tem buscado parcerias para a população realizar suas denúncias por meio de outras plataformas. “As denúncias têm triplicado nesta época do ano e isso é um bom sinal, porque mostra que a população está preocupada não só com a vistoria em seus domicílios, mas também de outros locais. É importante que toda a comunidade participe dessa mobilização contra o Aedes”, conclui Karla Cartaxo.

ASCOM DA SMS MOSSORÓ