CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 29 de março de 2017

Ministério da Saúde destaca avanços na atenção básica à saúde em Natal

Por Ascom Cosems-RN

Ministério da Saúde destaca avanços na atenção básica à saúde em Natal (2)

Os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na melhoria dos serviços oferecidos na rede de atenção básica à saúde tem sido alvo de elogios nacionalmente. Nesta quarta-feira (29), representante do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (MS), Dirceu Klitze, destacou os avanços ocorridos na capital potiguar, durante o Fórum da Atenção Básica de Natal.

Em evento da capacitação dos servidores sobre o Guia Básico de Atenção à Saúde Bucal – lançamento na última segunda-feira (27) junto com os guias de Saúde do Idoso e Prevenção e Tratamento de Feridas – Dirceu afirmou que o empenho da gestão tem repercutido dentro do Ministério.

“Nesse momento de crise, o que se tem falado é sobre a manutenção e o fechamento de serviços, mas aqui em Natal a situação é diferente. Mesmo com todos os problemas, vocês têm conseguido avançar na oferta de serviço na atenção básica. O avanço no serviço é quando você consegue a melhor resposta para a população, isso em qualquer lugar do mundo, e aqui em Natal vocês estão conseguindo”, destacou.

Dirceu Klitze ainda ressaltou a importância dos Guias lançados pela SMS. “No Ministério da Saúde nós percebemos que a melhor forma de se conseguir organizar a rede de atenção básica tem sido através dos Guias. E o trabalho que vocês fizeram com esses Guias foi de grande qualidade. Com isso, os profissionais conseguem atender e encaminhar os usuários de maneira mais precisa”.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, afirmou que a Prefeitura vai seguir investindo na Atenção Básica. “Nas próximas semanas, por exemplo, as nossas unidades contarão com gabinetes odontológicos. Estamos fazendo as reformas necessárias para que esses equipamentos sejam instalados”.

ASSESSORIA DE IMPRENSA