CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 22 de janeiro de 2016

Maternidade Leide Morais promove Curso de Doulas Comunitárias em Natal

Por Ascom Cosems-RN

Curso de doulas (1)

Mais de 30 mulheres participam hoje (21) e amanhã (22) do Curso de Doulas Comunitárias promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio da Maternidade Leide Morais. O curso acontece o dia todo, no auditório da maternidade e tem a coordenação das enfermeiras, Rosário Bezerra e Clarissa Soares, com o objetivo de formar mulheres da comunidade para darem apoio físico e emocional às gestantes e parturientes que serão acompanhadas na unidade materno-infantil. A procura foi tão boa que já há 30 mulheres selecionadas para o II Curso de Doulas Comunitárias, que acontecerá na primeira semana de abril.

A diretora Rosário Bezerra explica que a Doula Comunitária não realiza procedimentos obstétricos e nem substitui a figura médica e da enfermagem. “A intenção do trabalho da doula é promover apoio físico, por meio de métodos não-farmacológicos para alívio da dor, e fornecer segurança emocional para que as mulheres tenham uma experiência de parto positiva e empoderadora. A Doula é a melhor e mais leve tecnologia na redução de cesarianas e da mortalidade materna”.

Esse curso tem o apoio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SEMUL), da Associação Potiguar de Doulas e do Movimento pela Humanização do Parto e Nascimento do Rio Grande do Norte.

DOULA

A palavra “doula” vem do grego “mulher que serve”. Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto. Antes do parto a ela orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Ela explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.

Durante o parto a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Ela explica os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares e atenua a eventual frieza da equipe de atendimento num dos momentos mais vulneráveis de sua vida. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, entre outros.

Após o parto ela faz visitas à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.

ASCOM DA SMS NATAL