CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 8 de março de 2016

NATAL: Maternidade Leide Morais completa um ano de reabertura dos serviços

Por Ascom Cosems-RN

Maternidade Leide Morais completa um ano de reabertura dos serviços (1)

A Maternidade Dr. Leide Morais, localizada no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte de Natal, comemorou na manhã desta terça-feira, dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, um ano de reabertura do serviço. A unidade materno-infantil, referência na assistência humanizada, conta com 22 leitos para alojamento no binômio mãe-bebê, sendo a maioria leitos individuais no modelo PPP (Pré-parto, Parto e Pós-Parto), e realiza uma média de 210 partos por mês, sendo mais de 70% normais.

Na manhã de hoje foi realizado um sarau poético com poesias feministas, entrega do certificado das doulas comunitárias, sorteio de brindes para mulheres servidoras, convidadas e usuárias e exibição e discussão do filme Mustang, que conta a história de cinco irmãs da Turquia inseridas numa sociedade machista, mas que tentam de todas as formas resistir e quebrar com os estereótipos impostos por um patriarcado opressor.

A diretora da Maternidade, Rosário Bezerra, considera ter alcançado, para o primeiro ano após a reabertura, as metas iniciais propostas pelo colegiado gestor de garantir a continuidade dos serviços propostos, além da ampliação de outros, a exemplo da inserção da enfermagem obstétrica na equipe, da certificação pelo Ministério da Saúde da sala de apoio à mulher trabalhadora que amamenta, da oferta de ultrassonografias obstétricas com doppler para gestações de alto risco, da implantação do acolhimento com classificação de risco, do grupo de gestantes da maternidade promovendo a vinculação da atenção básica com o local do parto e com o projeto doulas da Leide.

“Para 2016, pretendemos instituir os protocolos assistenciais para todos os setores, buscar a habilitação do centro de parto normal onde os atendimentos serão prestados exclusivamente pela enfermagem obstétrica e ainda com a certificação do selo iniciativa hospital amigo da criança e cuidado amigo da mulher. O forte de 2016 será a qualificação dos servidores e a promoção da saúde alinhando as ações juntamente com atenção básica”, destacou.

ASCOM DA SMS NATAL