CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 14 de março de 2018

Maternidade Felipe Camarão é referência no respeito à dignidade da mulher em Natal

Por Ascom Cosems-RN

A Maternidade Felipe Camarão, localizada no Distrito Sanitário Oeste, é pioneira no parto humanizado na rede pública de saúde do município do Natal. Destaque para o fato de ser a maternidade da cidade que oferece única e exclusivamente apenas o parto normal e humanizado. Em 2002, a unidade foi premiada pelo Ministério da Saúde na edição do Prêmio Galba de Araújo, pelo respeito à dignidade da mulher e a humanização do parto.   

A unidade também é reconhecida como Hospital Amigo da Criança, pelo UNICEF, por oferecer cuidado e respeito a mulher oferecendo uma gama de serviços que vão desde o pré-natal até o pós-parto e puerpério, tudo seguindo o estabelecido pela Rede Cegonha, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, e também por cumprir, os dez passos do aleitamento materno, que é incentivado desde a hora em que o bebê nasce.    

Na primeira visita das gestantes a maternidade, que são encaminhadas pelas unidades de saúde, é apresentado para as futuras mamães tudo o que estará à disposição delas no período da gravidez, no seu parto e assim como após o nascimento do bebê. “Durante o pré-natal as gestantes visitam a unidade, nós fazemos rodas de conversa com elas, conversamos sobre seus direitos e deveres, sobre o parto normal e como ela pode ter o seu bebê”, comenta a diretora da unidade Anailde da Silva Neto.  

A maternidade realiza cerca de mil partos anualmente, com uma média que varia de cinquenta a oitenta partos mensais. Além dos partos, são oferecidos na maternidade tratamento clínico, domiciliar, aleitamento, saúde bucal, vacina, cardiotocografia, fonoaudiologia, atenção integral à saúde da criança, com o teste do olhinho, da orelhinha, e do pezinho e coraçãozinho. Além disso, as gestantes ainda recebem acompanhamento nutricional, de serviço social e avaliação fonoaudiológica, no pré-parto recebem massagem, com uso do cavalinho e bola, aromaterapia e uma série de práticas integrativas que relaxem a mulher na hora do parto. 

“As mulheres recebem apoio físico e emocional de profissionais capacitados, ajudando com a amamentação e os procedimentos, como Hospital Amigo da Criança, nós respeitamos todos os passos necessários para um bom aleitamento materno, desde a primeira hora”, explicou a médica pediatra, Rosário Rodrigues.   

Uma das iniciativas da maternidade que demonstra a preocupação e o cuidado com as crianças, é o ‘cantinho do peito’ um espaço para dar apoio do aleitamento materno as mães que dão à luz na unidade, como também as que moram no distrito oeste e procuram o hospital, funcionando como um banco de leite para que não ocorra o desmame precoce. “Nós fazemos o estoque desse leite materno e oferecemos as mães que trabalham, ou que não tem o leite para que o seu bebê não deixe de receber o leite materno, que é tão importante”. 

Para atender a demanda, uma equipe composta por mais de 100 profissionais, trabalham na Maternidade.  Atendendo o Distrito Sanitário Oeste, mas também a toda Natal e a demanda de gestantes oriundas dos municípios da Região Metropolitana de Natal, bem como de cidades mais distantes, que buscam a unidade à procura de atendimento.  

Com o foco na humanização de todo o processo pelo qual as mães passam até o pós-parto, a maternidade busca trabalhar sempre em equipe, passando a cada funcionário o lema da maternidade que é o respeito e a dignidade a mulher, e o cumprimento dos dez passos do aleitamento materno.  “Buscamos oferecer o máximo boas práticas na atenção ao parto humanizado, para que toda a equipe, da limpeza aos médicos, atue de forma igual seguindo as regras e o lema da unidade, toda a equipe passa por treinamentos para que sigam isso’, comenta a diretora da unidade Anailde da Silva Neto.  

O trabalho realizado pela equipe da maternidade Felipe Camarão é reconhecido e recebido com elogios da população, segundo um balanço feito pela ouvidoria municipal a unidade foi a que mais recebeu elogios. Adriana Enodésia Alves, de 29 anos, deu à luz na terça-feira ao terceiro filho, a pequena Manoela, ela afirma que gostou bastante do atendimento. “Foi muito bom ter tido a minha filha aqui, o atendimento foi bom, o trabalho de parto eu gostei, a equipe inteira foi atenciosa e boa comigo”, disse ela.  

ASSESSORIA DE IMPRENSA