CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 7 de março de 2018

Maternidade Araken Pinto completa dois anos de funcionamento investindo na qualidade da assistência em Natal

Por Ascom Cosems-RN

   

  

Reconhecida como Hospital Amigo da Criança pela Organização Mundial de Saúde, UNICEF e Ministério da Saúde, a Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto completa dois anos de funcionamento, nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, e vem prestando relevantes serviços de atendimento ao binômio mãe-filho, do nascimento, parto normal ou cesário e puerpério, direcionado para atenção ao parto humanizado. Desde a sua abertura, já foram realizados mais de 4.100 partos.  

Para a diretora Aloma Tereza Fonseca, a Maternidade tem crescido, avançado na oferta de um serviço de qualidade para a saúde da mulher, do bebê, como também no investimento e na capacitação dos profissionais. “Entre os avanços, a implantação da ouvidoria foi de fundamental importância na contribuição na melhoria da qualidade da assistência prestada.” Durante o ano de 2017, a Maternidade Araken Pinto realizou 1.049 partos normais e 1.013 cesáreos, totalizando 2.062 partos. 

Araken foi desenvolvida para acolher e acompanhar o processo da gravidez de forma mais humanizada. “Acredito que esse é o diferencial da maternidade. Todos trabalham e são capacitados para atender as mulheres de forma mais humanizada, proporcionando um período de gestação mais humano”, afirmou Aloma Tereza, diretora da maternidade. 

Com acolhimento humanizado, a maternidade oferta atendimento de urgência obstétrica; classificação de risco; parto de risco habitual; parto cirúrgico; cardiotocografia (exame); laboratório clínico; farmácia; vacinação de BCG e hepatite; teste de orelhinha; teste do olhinho; suplementação de vitamina A; incentivo ao aleitamento materno; coleta de leito humano; vinculação a 17 unidades de saúde; teste rápido de sífilis/ HIV; grupo de trabalho de investigação de óbito materno, fetal e infantil; Núcleo de Saúde do Trabalhador; Núcleo de Saúde Coletiva; Comissão de Boas Práticas e Educação Permanente; Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH); Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NVEH); Comissão de Revisão de Prontuário; colegiado gestor; Implantação do protocolo de Prescrição, Preparo e Administração de Complemento do Recém-nascido; e, Implantação do Protocolo de Nutrição Clínica. 

A parturiente Jairlene Viana, 29 anos, teve seu primeiro filho, Murillo, na Maternidade e disse que foi bem atendida durante o parto normal. “O atendimento da maternidade é excelente, desde os profissionais no acolhimento, médicos, enfermeiros, até os da limpeza”. 

A unidade dispõe de 35 leitos de internação obstétrica, sendo quatro leitos no pronto-atendimento, seis leitos no pré-parto, dois leitos na sala de recuperação pós anestésica e 23 leitos no alojamento conjunto. 

“A maternidade é vinculada a 17 unidades de saúde, que permite que as usuárias possam conhecer a estrutura, seja em visitas junto ao grupo de gestantes ou em visitas individuais, acompanhadas ou não de seus familiares”, destacou Aloma. 

Aysa Sousa, 18 anos, dona de casa que teve Mateus de parto cesáreo, destacou a importância do bom atendimento neste momento que é tão importante para a mulher. “O pessoal é bem-humorado, passa confiança e tranquilidade. Eu tive meu primeiro filho quando era Maternidade das Quintas, conheço o trabalho que agora ficou ainda melhor”. 

O acompanhante, Cássio Patrício, pai do bebê, Eron que estava em tratamento de fototerapia, falou que a maternidade é organizado e atende todas as expectativas. Já Juliana Soares afirmou estar satisfeita com a prestação de serviço. “O atendimento foi ótimo. Nunca havia visto fato igual na rede pública”. 

  

BANCO DE LEITE

A Maternidade Araken Pinto disponibiliza um Banco de Leite Humano que busca dar apoio ao aleitamento materno, estimulando a doação do leite. Trabalho que está dentro do Programa Rede Ibero-americano de Redes de Banco de Leite Humano, ajudando a salvar vida de muitos bebês. O banco recebe ou busca da doadora, se necessário, o leite materno, encaminha para a Maternidade Escola Januário Cicco, onde processa e doado aos bebês de UTIs neonatal. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA