CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 26 de janeiro de 2017

Mais de 460 mil pessoas foram atendidas nas UPAs de Natal em 2016

Por Ascom Cosems-RN

UPA Esperança 3

Atualmente, os moradores de Natal possuem três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) inauguradas pela Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os números de atendimentos realizados demonstram a importância dessas unidades para a população.

Juntando os números da UPA Pajuçara, UPA Potengi e UPA Esperança, no ano de 2016 foram realizados 463.949 atendimentos, entre os serviços de clínica médica, odontologia, serviço social, pediatria e ortopedia. Desse total, a maior parte – 183.039 – foi feita na UPA Potengi, inaugurada em março de 2016. Se juntarmos com a quantidade de exames realizados, esse número é ainda maior. Somente no raio-x, foram 23.044. Já os exames laboratoriais somaram 466.807.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organizada a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. As unidades apresentam uma estrutura diferenciada, com raio-x, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação e são capazes de resolver boa parte das urgências, como fraturas, cortes, derrame e infarto.

Segundo levantamento do Ministério da Saúde, 97% dos casos são solucionados na própria UPA, sem a necessidade de encaminhamento para outra unidade. Os médicos prestam o socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário enviar o paciente para um hospital ou mantê-lo em observação por 24h.

Na capital potiguar, a Prefeitura do Natal pretende inaugurar, ainda no primeiro semestre de 2017, a UPA Cidade Satélite, localizada na zona Sul do município. A obra – que já está em fase final de construção – é orçada em aproximadamente R$ 2,1 milhões.

ASSESSORIA DE IMPRENSA