CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 4 de maio de 2022

INICIATIVA INTERSETORIAL EM MAJOR SALES GARANTE SAÚDE OCULAR DE CRIANÇAS MATRICULADAS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Por Ascom Cosems-RN

O município de Major Sales, localizado na sexta região de saúde (Alto Oeste), promove o projeto Saúde Ocular. A ação é realizada nas escolas municipais através de parceria intersetorial entre as Secretarias de Saúde e Educação, através do Programa Saúde na Escola (PSE).

De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Ângela Wilma, durante a ação, além de exames de vista, as crianças também recebem orientações sobre cuidado com a visão, importância da alimentação saudável, dentre outros assuntos.

“Realizar a prevenção e detecção precoce de deficiências oculares, contribuir para a melhoria no processo ensino-aprendizagem e para a qualidade de vida dos educandos são os grandes objetivos deste importante projeto realizado em nossa Major Sales”, destacou Ângela Wilma, esclarecendo que, quando detectado problemas de visão, as crianças são encaminhadas para serviços especializados.

Ainda segundo a secretária municipal de saúde, quando comprovada a necessidade, a gestão municipal viabiliza óculos gratuitos para as crianças.

PASSO A PASSO

“O projeto é desenvolvido em três fases. Na primeira delas, os agentes de saúde realizam visitas nas escolas para divulgar e promover a ação, e solicita aos professores que durante as aulas realizem a triagem dos alunos que já fazem uso de óculos e os que apresentam dificuldades visuais”, frisou a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Angela Wilma.

De acordo com a gestora, na segunda fase do projeto a gestão municipal disponibiliza, no ambiente escolar, equipe com médico oftalmologista onde são realizados testes visuais.

“Na terceira etapa do projeto, são disponibilizados os óculos de forma gratuita para os alunos com erro de refração, além de todo acompanhamento para aquelas crianças que precisam de exames complementares”, disse Ângela.

RESULTADOS

Para a secretária municipal de saúde, este projeto melhora a qualidade de vida de crianças e adolescentes com dificuldades visuais pois, muitas vezes, o dignóstico de problemas visuais são feitos de forma precoce.

“O Projeto de Saúde Ocular, nas Escolas de nosso município, já é uma ação exitosa que vem sendo executada há vários anos. Através deste projeto, conseguimos ofertar não só a prevenção e detecção precoce de problemas visuais ainda na infância, mas também conseguimos assegurar o desenvolvimento e aprendizagem destes alunos”, frisou Ângela Wilma.

O “Vivência do SUS nos Recantos Potiguares” busca documentar e disseminar toda e qualquer experiência municipal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e compartilhar ações dos municípios na perspectiva de integração da atenção primária à saúde, promoção à saúde, práticas integrativas e complementares, vigilância em saúde, gestão do trabalho e educação na saúde, urgência e emergência, assistência farmacêutica, rede hospitalar, centros para a Covid-19, enfrentamento da pandemia de Covid-19, serviços de referência e apoio de diagnóstico, entre outros temas relativos ao SUS.

“Mostrar e valorizar o cotidiano dos trabalhos de saúde, nos municípios potiguares, é nosso grande objetivo”, destacou a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia (SMS Doutor Severiano), mostrando que o Projeto foi pensado para que o gestor municipal possa apresentar suas vivências do SUS ao mundo.

Confira detalhes e tire dúvidas sobre o Projeto: https://www.cosemsrn.org.br/noticia/confira-aqui/.