CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 19 de setembro de 2016

Grupo Cuidando de Quem Cuida comemora 15 anos nesta terça-feira

Por Ascom Cosems-RN

21934

O Grupo “Cuidando de Quem Cuida” que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Candelária comemora nesta terça-feira (20), na unidade, 15 anos, marcando o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, com diversas atividades recreativas e culturais. A unidade fica situada na Rua Nossa Senhora da Candelária. A comemoração começa a partir das 8h.

As festividades contarão com homenagens aos participantes anteriores e atuais do grupo; apresentação de poesias com a atriz Fernanda Cunha; apresentação musical com o estagiário, Tiago Oliveira; exposição de fotografias; conferência com o coaching, Assis Oliveira; retrospectiva dos 15 anos do grupo, entre outras atrações.

O Grupo “Cuidando de Quem Cuida”, desenvolve ação pioneira desde 2001, entre familiares de pessoas com a doença de Alzheimer e outras demências. A proposta desse grupo é formar uma roda de conversa para a troca de informações e experiências acerca dos cuidados com as pessoas que têm a doença.

“Iremos reunir familiares, autoridades, focando a celebração com aqueles que já fizeram e faz parte do grupo. Será um momento de alegria, descontração”, destacou a coordenadora e idealizadora do grupo, enfermeira, Bethânia Maciel.

O Cuidando de Quem Cuida realiza reuniões todas as terças-feiras na USB Candelária. O atendimento é realizado em três momentos: o primeiro momento é o acolhimento, onde as pessoas se identificam e logo passa por um exercício de respiração; o segundo é utilizado o método da terapia comunitária integrativa, onde é formada uma roda de conversa para cada um contar a sua história, compatilhar aprendizagem, uma troca de experiências e talentos; e o terceiro momento é introduzido o processo de regiolizidade, com uma oração ecumênica, respeitando todas as religiões e credos.

O Grupo Cuidando de Quem Cuida percorreu o Brasil inteiro, tem história de 15 anos em Natal, em congressos nacionais e internacionais, ganhou prêmio Laureate da UNP e está em vias de concorrer a um novo prêmio da Oswaldo Cruz, também foi tema de dissertação de mestrado, tese de doutorado, artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. O Cuidando de Quem Cuida é um Campo Observatório para alunos dos cursos de enfermagem, fisioterapia e psicologia da UFRN e universidades privadas.

Segundo Bethânia Maciel, o grupo acolhe pessoas que tem parentes com Alzheimer ou outras demências, e não tem função de formar pessoas para cuidar, mas para informar sobre o cuidar e cuidar-se. O grupo tem cerca de 35 pessoas cuidadoras e é referência no RN.

“A gente cuida de si, para cuidar do familiar que está em casa, precisando de nossa ajuda. Para isso, fomos em busca de outros conhecimentos como, a arteterapia, aromaterapia, florais, outras ferramentas que ajudasse a gente a cuidar da alma, do corpo e do espírito, porque quem cuida de Alzheimer precisa se cuidar”, completou.

ASCOM DA SMS NATAL