CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 5 de julho de 2016

Gestantes visitam Maternidade Felipe Camarão e recebem orientações

Por Ascom Cosems-RN

GESTAN~1

Semanalmente, a Unidade Mista de Felipe Camarão recebe grupos de gestantes, que estão entre 39 e 40 semanas de gestação, por meio de uma vinculação com a Atenção Básica de outras unidades, para que conheçam os serviços oferecidos e realizem uma visita pelas instalações. Na ultima sexta-feira (1), um grupo de 12 gestantes tiveram acesso ao local onde seus filhos viverão os primeiros momentos de suas vidas.

O programa é fundamental para que as futuras mães tenham conhecimento sobre os direitos na hora do parto, além de ter a oportunidade de se familiarizar com a unidade e contar com a orientação dos profissionais de saúde. Por meio de acompanhamento com seus respectivos médicos em outras unidades, chegado o momento apropriado são enviadas para a Unidade Mista de Felipe Camarão para visitar a maternidade.

Segundo Anailde Silva, diretora da Maternidade de Felipe Camarão, a visita é o momento de tirar todas as dúvidas possíveis e, ao mesmo tempo, receber orientações dos médicos e enfermeiros sobre diversos serviços, como os de amamentação e parto normal. “Para as mães é muito importante saber quais são os serviços que serão oferecidos a seus filhos e, também, ter o acompanhamento de pessoas especializadas no assunto”, comentou.

A unidade, referência em partos humanizados, oferece aos recém-nascidos, teste do olhinho e do pezinho, orientações sobre a amamentação, sala de apoio para a amamentação para pacientes e mulheres da comunidade, postos de coleta, tratamento clínico, domiciliar, aleitamento, cardiotocografia, fonoaudiologia, vacinas e acompanhamento odontológico, tanto para a mãe quanto para os filhos, como também orientações de equipes de saúde com destaque em partos.

PARTO HUMANIZADO

Localizada no Distrito Sanitário Oeste, a Maternidade de Felipe Camarão é pioneira no parto humanizado na rede pública de saúde de Natal. Com um trabalho que visa construir um ambiente acolhedor para deixar a mulher mais à vontade durante a hora do parto, as mães são acompanhadas desde suas chegada a recepção até a sua alta médica seguindo uma série de regras.

Premiada pelo Ministério da Saúde na edição do Prêmio Galba de Araújo em 2002, a unidade vem aumentando o número de gestantes que optam pelo parto humanizado, entre outras coisas pela fácil recuperação da mulher, que após 12h pode estar se locomovendo normalmente, diferente da situação daquelas que optam pelo parto cesário.

É importante que as mulheres procurem se informar sobre o parto, analisando os pontos positivos e negativos por meio de orientações de profissionais, e assim, escolhendo o parto humanizado, facilitando o processo para ambas as partes e contribuindo para o nascimento saudável dos bebês. 

ASCOM DA SMS NATAL