CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 31 de agosto de 2016

Experiência do Hospital Municipal de Natal será apresentada no Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva

Por Ascom Cosems-RN

Hospital-Municipal-de-Natal-realiza-capacitação-em-manejo-de-paciente-grave-2 (1)

Uma experiência exitosa desenvolvida pelo Hospital Municipal de Natal (HMN) Dr. Newton Azevedo será apresentada nos congressos de medicina intensiva mais importantes do país. Desenvolvido pelo coordenador da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital, o médico Eduardo Queiroz, o trabalho acerca do uso do checklist na UTI do hospital foi selecionado para participar do XXI Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, um dos três mais reconhecidos no mundo na área, e o XI Congresso Panamericano e Ibérico de Medicina Crítica y Terapia Intensiva.

O trabalho, que busca monitorar as medidas de segurança de pacientes da UTI e otimizar na tomada de decisões, vêm sendo desenvolvido no HMN desde maio deste ano e já ganhou reconhecimento nacional e internacional. Com o objetivo de evitar procedimentos desnecessários, proporcionar redução de custos, diminuir os riscos e prevenir complicações futuras, o checklist antes, durante ou depois de um procedimento médico é fundamental para a segurança do paciente.

De acordo com o coordenador Eduardo Queiroz, o cuidado do paciente está nos pequenos detalhes por meio de uma checagem rotineira diária sobre itens básicos a fim de evitar que eventos adversos ocorram em cirurgias. Além disso, ele apontou sobre a importância de poder dar continuidade e expandir os conhecimentos adquiridos com o trabalho pelo Brasil e nos países latino americanos por meio dos congressos.

“Vamos trazer o trabalho desenvolvido no Hospital Municipal de Natal que, apesar de termos de lidar diariamente com restrição de recursos, somos capazes de oferecer um cuidado digno e de qualidade para a população.”

A criação de um protocolo que relate a importância da existência de protocolos como estratégia de segurança para o paciente é um passo a frente na medicina preventiva. Desta forma, a implantação do checklist ajuda a reduzir as taxas de mortalidade, como também, possíveis complicações de procedimentos cirúrgicos, proporcionando assistência de qualidade livre de prejuízos para os pacientes. 

ASCOM DA SMS NATAL