CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 27 de junho de 2017

Servidores da Vigilância Epidemiológica de Parnamirim receberam capacitação

Por Ascom Cosems-RN

Servidores da Vigilância Epidemiológica de Parnamirim participaram na manhã de hoje, 27, no auditório da Secretaria de Saúde, de uma oficina de capacitação com a participação dos palestrantes Cíntia de Souza Higashi, Durval Morais da Silva e Nara Lígia. Ao todo serão realizadas dez oficinas, sempre às quintas-feiras.

Nesse primeiro encontro, Nara Lígia, atualizou os profissionais de Parnamirim sobre as legislações referentes à vigilância em zoonoses e que devem nortear todos os procedimentos feitos pelos servidores que atuam nessa área. “O objetivo da vigilância é coletar dados para desencadear ações de prevenção, controle de doenças e agravos de saúde”, explicou a enfermeira.

De acordo com Nara Lígia a investigação epidemiológica é de extrema importância e de acordo com a legislação há uma lista nacional de notificações compulsórias de doenças. Ao todo são 48 agravos que precisam ser notificados como dengue, chikungunya, zika e animais peçonhentos”, disse.

De acordo com dados do Ministério da Saúde houve uma queda no número de casos de dengue no Rio Grande do Norte. Em 2016, foram notificados 50.906 casos e em 2017 até agora 2.981 casos. Em Parnamirim foram notificados 970 casos no ano de 2016 houve 82 casos notificados até o momento. “
Apesar dessa queda, não podemos descuidar”, disse.

Cíntia Higashi, subcoordenadora da Vigilância do Estado, fez questão de enfatizar a importância de se construir o conhecimento de forma coletiva. “Não estamos aqui apenas para apresentar números, leis e procedimentos sem ouvi-los. Queremos conhecer a prática de vocês, as propostas e sugestões”, disse a palestrante antes de abordar questões como o manual de zoonoses e as ocorrências de agravos em Parnamirim.

ASSESSORIA DE IMPRENSA