CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 3 de julho de 2018

Equipes da ESF habilitadas em Mossoró mantém investimento no setor

Por Ascom Cosems-RN

 

A Secretaria de Saúde de Mossoró vem a público esclarecer que o Município continua com o número de 70 equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) habilitadas na cidade. Existem etapas que devem ser cumpridas até que uma equipe esteja apta à habilitação e credenciamento junto ao Ministério da Saúde (MS). Cada equipe da ESF é responsável por atender até 4.000 mil pessoas, priorizando a população carente.

A exemplo do que ocorre em outras cidades pelo país, o número de equipes credenciadas acima do número de habilitadas não representa perda de recursos do MS. Trata-se de uma estimativa, onde o credenciamento garante que os municípios brasileiros possam atuar com número determinado de equipes. Mossoró poderia trabalhar com até 93.

É importante destacar que depois de credenciadas as equipes precisam estar habilitadas, atendendo a critérios de composição com médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de saúde bucal e técnico em enfermagem.

A Estratégia de Saúde da Família, anteriormente conhecida por Programa de Saúde da Família (PSF), foi implantada no município no ano de 1998 pela então e atual prefeita Rosalba Ciarlini. Naquela época, ela e seus auxiliares identificaram a carência que os mossoroenses tinham em relação ao atendimento médico nos bairros, além da baixa cobertura da rede municipal de saúde e, por isso, resolveram implantar o PSF na cidade.

A ESF tem como principal objetivo levar assistência à comunidade, descentralizando para áreas que até então não recebem atendimentos. Outro ponto interessante é que a ESF quebra o distanciamento entre usuário e médico, ou seja, o médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente de saúde tem contato direto com a comunidade, sabem com mais precisão da realidade de cada usuário.

ASSESSORIA DE IMPRENSA