CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 13 de junho de 2017

Em Natal, Unidade de Saúde de Brasília Teimosa utiliza acupuntura para tratamento do tabagismo

Por Ascom Cosems-RN

A Unidade de Saúde de Brasília Teimosa desenvolve um trabalho em função da luta antitabagismo no Distrito Sanitário Leste. Semanalmente, a unidade, junto com o médico especialista em medicina da família, Milton Cisney, faz um trabalho multidisciplinar com os usuários do tabaco.

O grupo acontece todas as segundas de 8 às 10 horas. A base terapêutica é feita a partir de orientações quanto ao uso e as consequências do cigarro no corpo, apoio psicológico de acordo com a necessidade do usuário, espaços para que os usuários possam exprimir seus sentimentos em relação à influência do cigarro em sua vida e a consulta dos usuários para que sejam encaminhadas as medicações, se necessárias, para o tratamento.

A diretora da Unidade de Brasília Teimosa, Liene Medeiros, fala orgulhosamente sobre o grupo. “Como diretora, eu procuro sempre estar presente nas reuniões. Para que seja possível promover sempre as melhores condições de acolhimento para os usuários que dispõem do grupo. Nós damos grande importância ao grupo pelo fato de que ele motiva as pessoas a procurarem ajuda em relação ao tabagismo.”

Junto com as consultas médicas são realizadas exposições sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), câncer de pulmão e complicações na gravidez trazidas pelo tabagismo. Nas sextas-feiras é realizada a “tenda do conto”, a qual disponibiliza o espaço para que os usuários possam contar sobre suas dificuldades quanto ao tabaco.

Uma das inovações trazidas pelo grupo terapêutico é o tratamento com acupuntura. Liene explica a funcionalidade da terapia com acupuntura no tratamento: “Muitos dos usuários que estão em processo de desvinculação do tabaco no corpo apresentam grande ansiedade, então promovemos um trabalho de acupuntura para tentar diminuir a ansiedade deles, facilitando todo o processo do tratamento.”

ASSESSORIA DE IMPRENSA