CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 10 de maio de 2017

Em Natal, conferência destaca importância de políticas públicas de saúde voltadas às mulheres

Por Ascom Cosems-RN

Começou nesta terça-feira (9) a I Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, uma realização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS). O evento, que acontece no auditório da UNI-RN, aborda, dentre outros assuntos, a importância de políticas específicas para o público feminino.

Para a profª Dra Marly Dias, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que é uma das palestrantes da conferência, a saúde da mulher interfere diretamente na vida de toda a família. “Ainda vivemos em uma sociedade patriarcal, onde as mulheres geralmente assumem um papel de responsável pelo cuidado da família e muitas vezes acabam esquecendo da própria saúde. Também precisamos discutir ações diferentes para cada público. Não adianta pensar, por exemplo, que uma mulher com poucos recursos financeiros, que precise trabalhar durante todo o dia, vai envelhecer e ter a mesma saúde de uma mulher que tem uma vida menos corrida, em uma classe financeira mais alta”.

O secretário municipal da Saúde, Luiz Roberto Fonseca, destacou que o município tem avançado em ações para o público feminino, exatamente pensando nas peculiaridades das mulheres. “Temos o projeto ‘Mulher 365’, que realiza ações aos sábados, exatamente para poder receber essas mulheres que durante a semana têm jornadas triplas, no trabalho e em casa e que acabam deixando a saúde de lado, o que colabora para o desenvolvimento mais grave de doenças como o câncer de mama e do útero”.

Durante a conferência, que segue até esta quarta-feira (10), serão realizadas mesas redondas e palestras, sempre voltadas para a saúde da mulher. Ainda estiveram presentes na abertura do evento representantes dos Distritos Sanitários de Natal, do Ministério da Saúde, da Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social (Semtas), além da secretária da Mulher de Natal, Andrea Ramalho.

ASSESSORIA DE IMPRENSA