CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 6 de junho de 2017

Em Mossoró, reunião de secretários de saúde discute a pactuação de serviços

Por Ascom Cosems-RN

Na manhã desta segunda-feira, 5, foi realizada uma reunião com a Comissão Intergestora Regional (CIR) da II Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap). O encontro ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró.

Participaram da reunião, os secretários de saúde de municípios da Região Oeste, representantes da II Ursap e do Conselho Municipal de Saúde de Mossoró. Na ocasião, o Secretário Municipal de Saúde de Mossoró, Benjamin Bento, foi eleito por seus pares presidente da CIR.

Na pauta da reunião, foi discutida, entre outros assuntos, a questão da pactuação dos serviços de saúde. Hoje, Mossoró tem um déficit de R$ 8 milhões com o atendimento de pacientes de saúde de outras cidades, excedentes dos pactuados. “São recursos que saem dos cofres de Mossoró para atender pessoas de outros municípios”, frisa Benjamin Bento

Além de municípios circunvizinhos, a rede de saúde pública mossoronse também arca com o atendimento de pacientes de outros estados. “Só o Ceará, por exemplo, deve ao município mais de R$ 78 mil por pacientes não pactuados”, informa o secretário.

Por outro lado, os municípios circunvizinhos reclamam da escassez de recursos e as dificuldades para garantir o atendimento à saúde a seus munícipes.  “Precisamos discutir alternativas para quitar esse débito sem prejudicar o funcionamento dos municípios. Entendemos que os cidadãos de todas as cidades da região precisam do atendimento assegurado, mas Mossoró não tem como arcar sozinha com esta conta”, frisa Benjamin Bento, defendendo a união entre os entes para otimizar os serviços de saúde oferecidos.

FEIRA

A questão da pactuação dos serviços de saúde será discutida mais amplamente da I Feira Regional de Gestão, Planejamento e Pactuação em Saúde, que será realizada entre os dias 8 e 9 de junho, no auditório do Hotel Villa Oeste.A ideia é promover um debate sobre as demandas em saúde das regiões Oeste, Vale do Açu e Alto Oeste.

O evento contará com palestra sobre “Redes Regionais de Saúde na construção coletiva do SUS”, como o coordenador Geral do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NESC/UFRN), Cipriano Maia de Vasconcelos. Além de debates sobre: “PDR, PPI, e PDI”, com o Secretário de Saúde de Natal, Luiz Roberto Leite; “O Estado: O Papel Articulador do Estado nas Regiões”, com o Secretário Estadual de Saúde Pública, George Antunes; e “Rede Assistencial do Município de Mossoró”, com o secretário municipal de saúde, Benjamin Bento.

Durante o encontro, será realizada uma mesa de debates sobre a “Judicialização do SUS”, que contará com a presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, Defensorias Públicas, Procuradoria Geral do Município, entre outros. A feira contará ainda com apresentações culturais, oficinas e momentos de interação.

Os interessados em participar do evento podem fazer suas inscrições até dia 6 de junho, através do e-mailfeiradegestaomossoro@gmail.com.

ASSESSORIA DE IMPRENSA