CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 9 de fevereiro de 2017

Dos 167 municípios potiguares apenas quatro têm UPA, Macaíba é um deles

Por Ascom Cosems-RN

arq589ca8c70c0fe

No estado do Rio Grande do Norte, dos seus 167 municípios apenas Natal, Macaíba, Parnamirim e Mossoró têm Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) em funcionamento. No Brasil, devido à crise econômica que afeta todos os municípios ocasionando as sucessivas quedas de receitas, algumas cidades tiveram que fechar suas UPAs, enquanto outros sequer conseguiram abri-las, como mostra a reportagem do Jornal de Hoje (JH), da Rede Globo de Televisão exibida na edição da quinta-feira (09). Veja no link https://goo.gl/vM0tKe.

Seguindo essa lógica, ainda no RN, as cidades de Pau dos Ferros e Lajes estão com suas unidades construídas, mas aguardando aquisição de equipamentos para começar a funcionar; Assú, São José de Mipibu, Caicó, Santa Cruz, Santo Antônio e Macau estão construídos suas UPAs.

Devido ao baixo número de unidades no RN, as cidades que mantém as suas enfrentam a superlotação, é o caso da UPA Macaíba inaugurada em 2013. A unidade é classificada pelo Ministério da Saúde (MS) como de Porte I, com demanda para atender 150 pacientes diariamente, porém, vem atendendo uma média de 200 pessoas ou até mais por dia.

“Devido ao aumento de pessoas que procuram nossa unidade, pelo fato de haver poucas UPAs funcionando no RN e pela falta de estrutura e médicos em algumas cidades vizinhas, nossa UPA enfrenta a superlotação desde a sua inauguração”. Explica a Secretária de Saúde de Macaíba, Silvana Cosme.

Com investimento de R$ 900 mil mensalmente a unidade de Macaíba é considerada uma das melhores do estado, sendo inclusive citada em um vídeo publicitário do Governo Federal, mantendo o funcionado de forma eficiente, fazendo com que seus moradores não tenham que se deslocar para outras cidades à procura de atendimento de urgência e emergência.

ASSESSORIA DE IMPRENSA