CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 28 de fevereiro de 2018

Colegiado de Atenção Integral à Saúde discute melhoria e otimização dos serviços em Natal

Por Ascom Cosems-RN

Na manhã desta quarta-feira (28), integrantes do Colegiado da Secretaria Adjunta de Atenção Integral à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SAD/AIS) se reuniram a fim de discutir estratégias de melhoria e otimização dos processos de trabalho no âmbito da rede municipal de saúde. 

A reunião, comandada pela secretária Adjunta de Atenção Integral à Saúde, Genilce Almeida, contou com a presença de representantes dos departamentos de Atenção Básica (DAB), da Atenção Especializada (DAE), Assistência Farmacêutica (DAF), Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas (DRAC) e de Vigilância em Saúde (DVS), além de gerentes e chefes de planejamento dos cinco distritos sanitários de Natal. 

Dentre as pautas discutidas, estão a implantação do PEC – Prontuário Eletrônico do Cidadão – nas unidades de saúde, onde foi pontuada a adequação da rede com a presença dos representantes da Unidade Setorial de Informática/USINFO da SMS, tratando de encaminhamentos no tocante ao monitoramento e armazenamento de informações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

Além disso, foi discutida a demanda sobre o gerenciamento de resíduos nas salas de vacina das unidades de saúde. Diante disso, os membros do colegiado destacaram a importância de propor alternativas para o correto descarte de materiais infecto-contagiosos no exercício diário da assistência à saúde. 

Por último, o colegiado pôs em pauta a questão de descentralização do tratamento profilático no que diz respeito a acidentes com animais peçonhentos, que, atualmente, é feito unicamente no Hospital Giselda Trigueiro. Neste sentido, debateu-se a necessidade da redistribuição das medidas profiláticas junto às unidades que já fazem o procedimento antirrábico, o que significa um grande avanço no que concerne ao aperfeiçoamento deste serviço.  

ASSESSORIA DE IMPRENSA