CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 7 de março de 2018

Centro de Controle de Zoonoses inicia capacitação para novos agentes de endemias em Natal

Por Ascom Cosems-RN

Para manter a qualidade no desempenho das atividades, o Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) realiza a IV capacitação para os 42 novos agentes de combate às endemias, no período de 5 a 16 de março, nos turnos matutino e vespertino, no Auditório do CCZ Sul. 

De acordo com a chefe do Setor de Educação, Mobilização Social e Comunicação do CCZ, Huylliane Souza, o objetivo é instruir os novos servidores em relação as zoonoses monitoradas pelo Centro. 

Os temas que estão sendo abordados na capacitação são: Vigilância de Zoonoses e de Doenças de Transmissão Vetorial (dengue, chikungunyazika); Mudança nas atribuições dos agentes de combate às endemias: Descentralização das atividades; Educação, Informação, Comunicação e Mobilização Social; Ser vigilante ou não ser? Eis uma responsabilidade; Bactérias e fungos; Vigilância Entomológica. 

E ainda, Vigilância Epiziótica, um novelo de Teseu entre a sociedade e a saúde única; Animais Peçonhentos; Vigilância de Potenciais Reservatórios Biológicos; Um desafio chamado Núcleo de Vigilância de Reservatório e Animais amplificadores; Vigilância Epidemiológica; Determinantes socioeconômicos e ambientais; Geoinformações; Planejamento, orçamento e finanças; Programação Anual de Saúde: metas e pactuações; Zoonoses causadas por protozoários e helmintos; e, Educação fora da sala de aula. 

Entre os ministrantes estão, o chefe do CCZ, Alessandre Medeiros; os técnicos do CCZ, Márcia Cristina, João Ciro, Marcos Adriano, Carlos André, além de representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

ASSESSORIA DE IMPRENSA