CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 16 de outubro de 2018

Centro de Controle de Zoonoses de Natal receberá visita da Fundação Oswaldo Cruz e MS

Por Ascom Cosems-RN

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde estarão em Natal nos dias 18 e 19 de outubro,  para uma reunião no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O encontro tem como objetivo avaliar resultados do projeto de estratificação das áreas de risco para a dengue, chikungunya e zika, e da Estação Disseminadora, uma estratégia para reduzir, de forma representativa, a população de mosquitos.  

O projeto de estratificação das áreas de risco consiste em, a partir de uma série histórica de ocorrências de arboviroses, se faça uma identificação de áreas que anualmente, costumam apresentar enorme quantidade de casos ou possibilidade de aumento da população vetorialA partir dessa série histórica, está se construindo um modelo matemático para projetar áreas onde possivelmente existem ocorrências de doenças, para que a partir da estratificação, se faça uma intervenção direta. 

A ferramenta da Estação Disseminadora funciona como uma espécie de armadilha para combater o mosquito transmissor de zika, dengue, chikungunya e febre amarela. As estações são parecidas com vasilhas de plástico, revestidas com um tecido impregnado com larvicidas. “Quando o mosquito pousar nessas estações disseminadoras, ele vai sair impregnado com o larvicida e leva para outro depósito, que muitas vezes são de difícil acesso para humanos. É como se passássemos a usar o mosquito ao nosso favor, contra os outros mosquitos”, destacou Alessandre Medeiros, chefe do CCZ.  

Dois bairros do município de Natal estão sendo testados, que são: Nossa Senhora da Apresentação e Felipe Camarão.  Nos encontros que acontecerão nesta quinta e sexta-feira, serão apresentados os resultados da redução do índice vetorial nos bairros, e a partir dos resultados, serão discutidos os encaminhamentos.   

A continuidade dos resultados positivos garantem o sucesso dos projetos, que tiveram reconhecimento internacional, fazendo com que Natal seja destaque na Dentarget, uma rede de pesquisa para produção e troca de informações científicas para a tomada de decisões sobre a estratificação de risco de transmissão da dengue e avaliação da eficácia e relação custo-eficácia das intervenções preventivas e de controle na América Latina.

ASSESSORIA DE IMPRENSA