CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 8 de maio de 2018

Centro Clínico de Psicologia quer atender até mil pacientes por mês em Parnamirim

Por Ascom Cosems-RN

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) realiza hoje (08) o I Simpósio de Apresentação do Centro Clínico de Psicologia (CCP) para técnicos da rede assistencial. A programação acontece no Auditório Vereador Clênio José dos Santos, localizado no Centro Administrativo Agnelo Alves.

Desde o mês passado, em parceria com a Universidade Potiguar (UnP), o CCP oferece para atendimento ao cidadão, seis psicólogos e dois assistentes sociais, funcionando de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, dentro da Unidade Docente Assistencial (UDA) instalada na UnP em Santos Reis. São realizados 600 atendimentos por mês, mas a meta é alcançar a mil.

O CCP atende a pacientes com transtornos mentais, emocionais e comportamentais, reestabelecendo o bem-estar e a saúde psicológica da população de Parnamirim.

“Sessenta por cento das pessoas que buscam atendimento psicológico não têm uma doença orgânica, e sim, uma enfermidade. A diferença é que enquanto a doença afeta o corpo, a enfermidade afeta o ser, a pessoa”, explica o Secretário da SESAD, Dr. Júnior Azevedo.

“São várias as linhas de atendimento dentro da Psicologia e o CCP será um ponto de apoio à  Rede de Atenção Psicossocial do Ministério da Saúde, no município”, diz o Secretário de Saúde, Dr. Júnior Azevedo.

A Secretária Adjunta da SESAD, Elisabete Carrasco, diz que o CCP garante maior controle e sistematização sobre o atendimento psicológico oferecido aos pacientes. “O CCP torna mais preciso o diagnóstico dos pacientes, suas necessidades e qual o próximo passo em seu tratamento”, disse a adjunta da SESAD.

Diretora e idealizadora do Centro Clínico de Psicologia, a psicóloga Jacyara Rangel defende a importância do novo equipamento para o município. “O CCP oferece um olhar diferenciado a cada paciente, contribuindo para o seu equilíbrio e fortalecendo a sua autoestima”, disse a psicóloga.

Para ser atendido pelo CCP, o paciente precisa ser primeiro referenciado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro e em seguida, passar pela Central de Marcação.

Na etapa seguinte, no CCP, o paciente será acolhido por assistentes sociais, passará por uma triagem, recebe a consulta psicológica e retorna para o atendimento no Serviço Social ou vai à Central de Marcação, para reagendar a consulta.

 

SERVIÇO

Centro Clínico de Psicologia (CCP)

Local: Prédio da Universidade Potiguar (UnP) em Parnamirim (Rua Aspirante Santos, 307, Santos Reis)

Horário de atendimento: 07h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA