CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 22 de fevereiro de 2018

Carro Fumacê passará a circular em quatro bairros de Mossoró

Por Ascom Cosems-RN

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância à Saúde, solicitou junto ao Governo do Estado a presença do carro fumacê no município visando intensificar o combate às arboviroses (Dengue, Zika, Chikungunya) nos locais onde foram notificados a presença de possíveis focos dos mosquitos transmissores dessas doenças, como o Aedes aegypti.

A partir de segunda-feira (26) dois carros fumacês estarão fazendo um trabalho de aplicação de inseticida nos bairros Bom Jardim, Paredões, Barrocas e Santo Antônio. A ação de combate as arboviroses acontecerá pela manhã e tarde, até que seja cumprindo o número de cinco ciclos. A presença do carro fumacê nas ruas da cidade deve acontecer a cada três dias, tempo recomendado para efeito da aplicação do inseticida.

A Vigilância à Saúde do Município orienta que a população mantenha portas e janelas abertas para uma melhor aplicabilidade do inseticida. A Vigilância também reforça que a sociedade pode e deve ser uma importante aliada na luta contra as arboviroses. Não deixar recipientes com água parada nas residências e proteger as caixas d’águas, por exemplo, são atitudes simples, mas de uma importância crucial nesse combate.

A Secretaria de Saúde volta a destacar que vem desempenhando um papel significativo com objetivo de reduzir os focos dos mosquitos transmissores.

Somente neste ano mais de 500 agentes comunitários de saúde receberam capacitação sobre arboviroses e estão ainda mais aptos a realizarem ações educativas e eliminação de reservatórios das larvas em suas áreas de atuação (Ver Aqui). Também houve atividades de bloqueio com máquinas portáteis nos bairros pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (Ver Aqui). Outro ponto bastante importante é a intensidade da realização de ações educativas no trânsito, nas comunidades, Unidade Básicas de Saúde e espaço onde haja concentração de pessoas.

ASSESSORIA DE IMPRENSA