CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 27 de novembro de 2015

Atendimento à gestação de alto risco funcionará no Hospital Almeida Castro

Por Ascom Cosems-RN

unnamed

A partir da próxima terça-feira, 1, o Hospital Maternidade Almeida Castro passará a realizar atendimento para gestantes em alto risco. O serviço funciona atualmente no Ambulatório Materno Infantil (AMI) e será transferido para a unidade hospitalar com objetivo de dar maior comodidade  e ampliar a assistência pré-natal às pacientes.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, uma das principais vantagens em ter o atendimento de alto risco em uma maternidade é que as gestantes terão acesso mais ágil às ultrassonografias e aos exames laboratoriais. “Essas medidas darão uma melhor assistência às gestantes, já que o serviço passa a ser oferecido dentro da própria maternidade, que também possui um espaço físico maior que o atual para realização do serviço”, explica.

O atendimento à gestação de alto risco tem como principal objetivo dar assistência de saúde às mulheres e evitar maiores complicações à gravidez, medidas que evitam a mortalidade materno-infantil. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, também será reativado o Comitê de Combate à Mortalidade Materno-Infantil, que terá como foco a atenção à mulher gestante e a vigilância de possíveis casos de mortalidade.

De acordo com a secretária, o Município continuará custeando o serviço, em parceria com a maternidade. “O atendimento às gestantes em alto risco continuará por meio da Central de Regulação. As pacientes podem ficar tranquilas, que o serviço será intensificado e a estrutura física ampliada, se comparada a atual”, explica.