
Teve início nesta segunda-feira (2) o curso de capacitação para estimulação precoce de bebês com microcefalia voltado para os profissionais que atuam na Atenção Básica do município de Natal. O treinamento segue até a próxima sexta-feira (6) e é ministrado pelo Departamento de Fisioterapia do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (Uni-RN), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Segundo a coordenadora da Saúde da Criança e Aleitamento Materno da SMS, Isabel Lima, o objetivo da capacitação é potencializar as ações desenvolvidas pela rede municipal de Atenção Básica na prestação da assistência às crianças nascidas com microcefalia em Natal, complementando os atendimentos especializados.
“O treinamento é dividido em duas partes: teoria e prática e a nossa meta é capacitar este ano 140 profissionais da rede para a identificação, encaminhamento correto e os cuidados necessários para a estimulação precoce dos bebês nascidos com microcefalia”.
A capacitação integra o projeto de extensão intitulado “A importância da estimulação precoce na microcefalia e no recém-nascido”, que visa promover a melhoria da qualidade de vida dos bebês e suas famílias, por meio de orientações sobre as condições das crianças e auxílio no favorecimento do desenvolvimento destas.
ASCOM DA SMS NATAL