CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 29 de fevereiro de 2016

Assistentes sociais e agentes de endemias se unem contra Aedes

Por Ascom Cosems-RN

ZZZZZZZZZZZz

Os assistentes sociais da Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude estão unidos aos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, na luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika vírus. Na manhã desta sexta-feira, 26, uma reunião no auditório do Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo debateu estratégias de prevenção e combate a serem tomadas junto aos usuários dos equipamentos sociais.

De acordo com Luciane Vasconcelos, gerente de Proteção Básica, as atividades serão realizadas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Casas da Nossa Gente (CNG), Unidades de Convivência Familiar (UCF) e Centro de Convivência do Idoso (CCI).

“Queremos trabalhar a orientação das famílias para alertar sobre a importância de prevenção ao Aedes. Essa é a melhor forma de mantermos as pessoas livres das doenças. Pretendemos começar as ações com os agentes de endemias já no início da próxima semana. A previsão é que as visitas aos equipamentos comecem na terça-feira”, comunicou Luciane Vasconcelos.

INSTRUÇÕES

Nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), as gestantes que contraíram o Zika podem receber orientações da equipe formada por assistentes sociais e psicólogos. Esses profissionais devem orientar sobre a importância do acompanhamento do pré-natal e sobre os direitos aos serviços e benefícios socioassistenciais, em caso de bebês com microcefalia. Quando a família tiver renda mensal por pessoa inferior a um quarto do salário mínimo, ela poderá solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A instrução operacional determina que os profissionais da Assistência Social façam o devido encaminhamento aos serviços de saúde e vice-versa, para que a população seja atendida pelas duas redes. As crianças com microcefalia também têm o direito a proteção e cuidados especiais. Nos CRAS, elas serão acompanhadas e encaminhadas aos serviços de saúde para a estimulação precoce com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo ou outro profissional de saúde treinado.

Ascom da Prefeitura Municipal de Mossoró