CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 7 de novembro de 2017

Alunas de Serviço Social finalizam projeto com intervenções em unidades de Saúde de Natal

Por Ascom Cosems-RN

Duas universitárias do curso de Serviço Social, estagiárias da Secretaria Municipal de Saúde, escolheram a SMS para desenvolver e aplicar o projeto intitulado “Acolhimento Humanizado: Desafio a ser enfrentado pelos sujeitos envolvidos nas unidades primárias e especializadas de saúde Natal/RN”, que teve duração de um ano. O primeiro semestre foi aproveitado para análise e planejamento, deixando a parte prática para ser aplicada agora na segunda metade do ano.

Segundo Lúcia Azevedo, ouvidora do SUS Natal, a função do setor é “escutar as demandas, denúncias, reclamações e elogios de usuários e profissionais”. A seção conta também com um coordenador de atendimento e seis estagiárias. Dentre elas, Lucineide Martins Bezerra e Adriana Alves Alexandre, estudantes do 7º período do curso de Serviço Social.

O projeto, que está sob a orientação de Lúcia Azevedo e Jório Novais Neto, trabalha com a problemática do atendimento nas unidades de saúde, uma das maiores questões do sistema. Para isso, as alunas basearam suas intervenções nos princípios da Política Nacional de Humanização (PNH), existente desde 2003.

Para as intervenções finais, foram escolhidas três unidades de saúde: a Policlínica da Cidade da Esperança, a Unidade de Saúde da Família José Sarney e o Centro de Especialidades Integradas, mais especificamente o SAE, Serviço de Atendimento Especializado para portadores de HIV/Aids. Nessas unidades, foram realizadas diferentes rodas de conversa, tanto com os usuários do sistema e quanto com trabalhadores da saúde.

Cada momento teve suas especificidades, no primeiro, com os usuários, foi trabalhada a Carta de Direitos dos Usuários, com foco nos acolhimentos. Já nas rodas de conversa com os trabalhadores, os organizadores da ação apresentaram a Política Nacional de Humanização e debateram questões como a valorização dos profissionais da saúde e as dificuldades enfrentadas por estes na hora de realizar o atendimento e acolhimento dos usuários.

O projeto será finalizado no dia 22 de novembro, quando ocorrerá o Fórum de Discussão sobre a Relevância da Gestão Participativa no SUS, evento voltado para os gestores das unidades de saúde, com o intuito de apresentar um panorama das ações realizadas e debater sobre temas como acolhimento humanizado e gestão democrática.

ASSESSORIA DE IMPRENSA