CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 26 de janeiro de 2017

Ações do Programa Vigiagua Natal serão descentralizadas em 2017

Por Ascom Cosems-RN

Vigiagua 2

O programa Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), desenvolvido pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS-SMS), será descentralizado no próximo mês. O Distrito Sanitário Norte II será o primeiro de Natal a ser beneficiado, mas o objetivo é ter uma representação do programa em todos os distritos do município até o final de 2017.

A partir de fevereiro, o Distrito Sanitário Norte II terá um técnico do programa Vigiagua responsável pela coleta e análise de amostras de água distribuídas à população inicialmente em 50 pontos espalhados pelos bairros que compõem a região. Nos próximos meses, esse número será ampliado para 70, cobrindo o distrito em sua totalidade.

Atualmente, o Vigiagua conta apenas com um técnico responsável pela coleta de amostras de água em 210 pontos espalhados nas quatro regiões administrativas e dos estabelecimentos comerciais e da rede hoteleira do município, com destaque para o cinturão turístico de Natal.

“Com essa mudança, o processo de trabalho desenvolvido pelo programa será melhorado e a tendência natural é aumentarmos o total de pontos de coleta de amostras. A ideia é colocar um técnico de Vigilância da Qualidade da Água em cada um dos cinco distritos sanitários de Natal, abrangendo uma área maior em todo o município”, explicou o chefe da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador da SMS (Visamt), Marcílio Xavier.

Durante todo o ano de 2016, o Vigiagua realizou 699 análises de amostras de água no município, ultrapassando em 12% a meta anual estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 624 análises por ano, onde o pactuado é cobrir 90% deste total, ou seja, 561 amostras.

ASSESSORIA DE IMPRENSA