CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 9 de março de 2017

Ações da SMS geram resultados e denúncias de focos de dengue diminuem em Natal

Por Ascom Cosems-RN

dengue 2

Antes responsável por grande parte dos casos de dengue registrados no Rio Grande do Norte, Natal conseguiu uma grande redução nos últimos anos após ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O resultado pode ser sentido pelo Disque Dengue, que tem recebido cada vez menos denúncias de focos do mosquito.

Para se ter uma ideia, nos dois primeiros meses de 2016, a média diária de denúncias de criadouros do Aedes aegypti era de 12, sendo que este ano não chega a cinco. “Antes tínhamos até uma sobrecarga pela quantidade de denúncias que recebíamos”, recordou Dagoberto Galvão, coordenador da Central de Atendimento de Denúncias (CAD) da SMS.

O CAD atualmente com quatro agentes de endemias para atender a população. São esses profissionais os responsáveis por ir até os locais com possíveis focos. “Ao receber a denúncia, a equipe se desloca até o local. Se a residência for do próprio denunciante, fazemos logo a verificação do local, mas se for o espaço de uma outra pessoa, temos que descobrir quem é o proprietário para podermos fazer essa verificação”, explicou Dagoberto.

A equipe da Central também trabalha com agendamentos. Caso empresas privadas ou repartição pública, como escolas, queiram que os agentes façam uma inspeção na tentativa de descobrir a existência de algum foco, basta entrar em contato com CAD, que funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta, através do telefone 0800 281 4031, que é gratuito.

NÚMEROS

Em 2015, a capital potiguar era responsável por cerca de 80% dos casos de dengue no Rio Grande do Norte. Jà em 2016, essa quantidade reduziu para 20%. De janeiro de 2017 até a primeira quinzena de fevereiro, foram notificados 103 casos da doença, uma queda de 96,2% em comparação com o mesmo período do ano passado.

ASSESSORIA DE IMPRENSA