CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 11 de julho de 2016

Ação conjunta da SMS e Semurb garante água de qualidade para comunidade carente de Natal

Por Ascom Cosems-RN

agua-en-la-dieta

A união e o trabalho em conjunto das secretarias municipais de Saúde (SMS) e do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) irá melhorar a qualidade de vida e a saúde dos cerca de quatro mil moradores da comunidade do Cavaco Chinês, na zona Norte de Natal. Em reunião com representantes da Câmara Municipal do Natal, nesta sexta-feira (11), foi feita a solicitação de estudo para a disponibilização de um espaço para a construção de um poço pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), para abastecer a comunidade com água potável.

Atualmente, a comunidade é abastecida por água de poços construídos pelos próprios moradores e em desconformidade com os critérios de potabilidade e qualidade determinados pelo Ministério da Saúde. “Diante da má qualidade hídrica em que eles vivem, elaboramos um projeto para a construção de um poço pela Caern e conversamos com Semurb e Câmara de Natal para cessão de um terreno para isso”, explicou o chefe da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (Visamt) da SMS, Marcílio Xavier.

Ele disse que, pelo fato da comunidade ocupar uma área verde, é necessário um licenciamento ambiental para a construção do poço e que isso será oficializado ainda nesta semana entre as secretarias e o município, para que a Caern possa dar início aos serviços, que visam melhorar a qualidade da água para evitar doenças e outros agravos à saúde dos moradores.

Durante a reunião, realizada no Departamento de Vigilância em Saúde de Natal (DVS), foram debatidos também outras necessidades inerentes da comunidade, como cobertura pela assistência médica, limpeza urbana e outros. “São muitas necessidades que eles possuem. Estamos trabalhando na questão da água potável, que é prioridade para evitar que as pessoas consumam água contaminada com microrganismos patogênicos, como coliformes fecais e a bactéria Escherichia coli, presentes em concentração acima do nível de segurança, e tenham sua saúde comprometida com doenças evitáveis, como as diarreias”.

ASCOM DA SMS NATAL