CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 16 de outubro de 2015

Maternidades de Natal discutem fortalecimento da atenção materno-infantil

...

Por Ascom Cosems-RN

Maternidades de Natal discutem fortalecimento da atenção materno-infantil (3)

Foto: Ascom da SMS do Natal.

Quanto mais cedo a presença do vírus for detectada mais eficiente poderá ser o tratamento. É com essa perspectiva que o Distrito Sanitário Sul da Secretaria Municipal de Saúde de Natal promoveu uma série de capacitações, ao longo do mês, para teste rápido de HIV e Sífilis para profissionais de todas as unidades de saúde.

A capacitação foi dirigida aos profissionais das unidades de saúde e teve carga horária de 8 horas. O conteúdo programático incluiu abordagem geral e vigilância epidemiológica das doenças AIDS e Sífilis, noções sobre sigilo, confidência e acolhimento no teste rápido, logística de execução do teste, formulários e portarias, apresentação dos kits disponíveis no SUS e aula prática.

A coordenadora da Atenção Básica do Distrito Sanitário Sul, Jeane Oliveira, esclarece que este movimento é importante para a SMS atingir a meta de eliminação da transmissão do HIV até 2030. “A partir desse esforço teremos as unidades básicas de saúde aptas a realizarem o teste rápido de Sífilis e HIV”, disse.

Com o acesso facilitado, as pessoas que se estiverem expostas a uma situação de risco terão a oportunidade de testar, e em caso positivo serem imediatamente encaminhadas para o tratamento no serviço especializado da Rede Municipal de Saúde Natal.

A AIDS é uma doença que não tem cura, mas tem um tratamento que prolonga e dá qualidade de vida ao paciente e a SMS quer atingir essa meta. O Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco.