CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 29 de agosto de 2017

1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde começa nesta terça-feira (29) 

Por Ascom Cosems-RN

  

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promovem, nesta terça (29) e quarta-feira (30), a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde de Natal, a partir das 8h. O evento tem como tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade” e ocorrerá no auditório da UnP da Avenida Floriano Peixoto, em Petropólis. O evento é restrito aos participantes inscritos na Conferência.

Com o objetivo de discutir, junto à população, o conhecimento da importância da vigilância em saúde e a integração entre a rede municipal de assistência e a população, a 1ª Conferência possui uma programação composta por palestra, mesas redondas, debates, grupos de trabalho e plenária final para apresentação e aprovação de propostas, moções e delegados para o evento estadual. 

Para a presidente do CMS, Geolipia Jacinto, o evento é fundamental para a conscientização da população para a importância dos cuidados com o meio ambiente e recursos naturais, o saneamento básico, a correta destinação de lixos e materiais inservíveis e outros temas relacionados. “A interação e a integração entre o SUS e a população é essencial para a qualidade de vida de todos”. 

A programação começa com o credenciamento dos delegados e leitura do regimento, seguido pela abertura com a palestra “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o Fortalecimento do SUS como Direito à Proteção e Promoção da Saúde do Povo Brasileiro” e debate.  

À tarde, ocorrem as mesas temáticas como os temas “Responsabilidade do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde e os Avanços e Desafios no Município em Natal”, “Vigilância em Saúde Participativa e Democrática para Enfrentamento das Iniquidades Sociais em Saúde” e “Saberes, Práticas, Processos de Trabalho e tecnologias na Vigilância em Saúde. 

A programação continua na quarta (30) com os grupos de trabalho por eixos temáticos referentes à cada mesa redonda e a plenária para apresentação das propostas e escolha dos delegados que irão participar da conferência estadual.

ASSESSORIA DE IMPRENSA