A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por intermédio da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), promove, nesta quarta-feira (23), no auditório da UNI-RN, uma oficina para qualificar o atendimento dos usuários que buscam os serviços do SUS.
Com o tema ‘Direito dos usuários e acolhimento: Na perspectiva do atendimento no contexto de Política Nacional de Humanização’, o evento foi voltado para servidores da Central de Regulação da SMS, Distritos Sanitários e unidades de saúde que trabalham com marcação de exames e consultas.
Para Lúcia de Fátima Azevedo, ouvidora do SUS Natal, o encaminhamento adequado dos usuários é benéfico para todo o sistema. “Os servidores precisam trabalhar no sentido da humanização, acolher bem esses usuários. Encaminhar cada usuário para o local correto, fazer a classificação de risco, isso é muito importante para que o sistema funcione de maneira correta”.
Já o secretário municipal da Saúde, Luiz Roberto Fonseca – que fez parte da mesa de abertura da oficina – acredita que os servidores que trabalham diretamente com pedidos de usuários têm a oportunidade de qualificar o serviço através das demandas da população. “Claro que existem reclamações sem fundamentos, mas o servidor tem a possibilidade de absorver alguma crítica, por exemplo, e melhorar a prestação de serviço a partir dessa situação, absorver como uma crítica construtiva”.
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