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Postado 17 de junho de 2016

Hospital Municipal de Natal realiza capacitação em manejo de paciente grave  

Por Ascom Cosems-RN

Hospital Municipal de Natal realiza capacitação em manejo de paciente grave  (2)

A informação é considerada relevante para prevenir a morte de pacientes dentro das unidades de saúde e serve de parâmetro para o diagnóstico correto que pode salvar vidas. Como forma de aprimorar esse serviço, o Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo realiza um curso de capacitação e atualização em manejo de paciente grave para os profissionais médicos que atuam nas salas vermelhas das Unidades de Pronto Atendimento de Natal (UPAs Esperança, Pajuçara e Potengi).

Segundo o médico Eduardo Queiroz, coordenador da UTI do HMN, é uma necessidade constante dos profissionais da saúde se atualizarem tendo em vista o constante avanço tecnológico, medicamentoso e das novas situações vivenciadas na instituição. A ideia, segundo Eduardo Queiroz, é capacitar os profissionais médicos que atuam nas salas vermelhas das UPAs, uma vez que o cuidado é heterogêneo e o objetivo é uniformizar a assistência.

“A ideia é fazer uma capacitação, atualização e reciclagem em manejo de pacientes graves. Temos uma estrutura no Hospital Municipal de Natal organizada, onde o cuidado é uniformizado. Diariamente, dois médicos passam seis horas, participando da rotina da UTI do Hospital, já que é o mesmo perfil de pacientes que está internado aqui é o das salas vermelhas das UPAs. Queremos dar o cuidado de UTI antes mesmo de o doente chegar a uma UTI, e isso vai influenciar diretamente no tratamento do paciente”, afirma Eduardo Queiroz. Ao todo, dez profissionais participarão da capacitação, com um total de dez dias de vivência na UTI do HMN para cada médico.

O médico, que é especialista em Medicina Intensiva, explica que os médicos que atuam nas salas vermelhas não são intensivistas, mas como as UPAs também são portas de entrada para pacientes que necessitam de cuidados intensivos, é importanteque o paciente tenha o melhor cuidado possível até chegar na UTI.

“É fundamental que esse paciente seja bem cuidado desde o início, para que ele possa chegar numa UTI mais estabilizado e mais bem conduzido. Queremos que os profissionais entendam que os cuidados de UTI começam antes mesmo de o paciente chegar até a unidade. Se o paciente for cuidado como de UTI ainda na sala vermelha, quando ele chegar na terapia intensiva será só a continuação. Essa capacitação terá um reflexo direto no nosso trabalho A ideia é que se tenha uma continuidade no tratamento”, explica.

A rotina de uma UTI caracteriza-se por ser complexa, dinâmica e intensa. No contexto hospitalar, trata-se de uma unidade especializada que concentra recursos humanos e materiais para o atendimento de pacientes graves que necessitam de observação e assistência médica contínuas. Os profissionais que lá atuam são preparados para recuperar a integridade física, mental e social do ser humano, por meio da realização de exames minuciosos, acompanhamento detalhado da evolução dos casos clínicos e intervenção cirúrgica, quando necessário.

“Existem dois pilares que são essenciais. Um é ter a infraestrutura de poder oferecer o cuidado, e o outro é saber utilizar bem esse recurso. Sem o conhecimento, sem a formação a infraestrutura de nada vale. Então, é essencial não só ofertar o conhecimento como ter a renovação dele através da educação continuada”, afirma Eduardo Queiroz.

ASCOM DA SMS NATAL