CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 28 de abril de 2016

SMS Natal discute protocolo municipal para acidentes de trabalho na rede de assistência à saúde

Por Ascom Cosems-RN

Ap5HHgFtCe0zPMcpLg2Jr3-voIfy9oXV5lTb5xq7SE4K

Os servidores do Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo participaram de uma reunião do Fórum das Urgências, que abordou o tema dos acidentes de trabalho na rede de assistência, na manhã desta quinta-feira (28). Durante o evento, realizado no auditório da unidade hospitalar, no bairro de Petrópolis, foi apresentado ainda um projeto experimental que será implantado nas próximas semanas, visando a segurança dos usuários e pacientes.

Segundo a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Renata Campos, a reunião teve por objetivo apresentar e discutir, junto aos servidores do Hospital Municipal, os tópicos do Protocolo Municipal para Acidente de Trabalho, que está em fase final de elaboração pela pasta, por meio do Núcleo de Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde de Natal (NSTSUS).

“Queríamos, além de apresentar, poder discutir e ouvir sugestões de melhorias ao protocolo, dos próprios servidores municipais, para que o documento seja produzido de forma que atenda às reais necessidades existentes, antes de sua conclusão e divulgação”.

Renata explicou que o Protocolo Municipal é uma grande conquista para todos os profissionais da área da saúde, já que, por meio dele, será possível determinar uma conduta única para atendimento em casos de acidentes de trabalho. “Com ele, os profissionais da rede de assistência à saúde saberão como proceder caso ocorra alguma situação”.

EXPERIMENTO

Durante a reunião, houve ainda a apresentação do plano de segurança do paciente, que será implantado de forma experimental no Hospital Municipal de Natal nas próximas semanas. A ação é fruto do trabalho de conclusão da especialização “Gestão e Qualidade de Segurança do Paciente na área da saúde, pelo Hospital Sírio Libanês, desenvolvido pelo médico Miguel Sicolo e as servidoras da SMS, a farmacêutica Magda Dantas e a enfermeira Nádia Almeida.

“Acreditamos que o Hospital de Natal possui uma série de características que permitirão e facilitarão a aplicação do plano, que trará ainda algumas sugestões de melhorias visando aumentar a qualidade da instituição e a segurança da assistência prestada aos usuários da rede municipal de saúde”, afirmou Miguel Sicolo.

ASCOM DA SMS NATAL