CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 18 de fevereiro de 2016

SMS participa de reunião com profissionais da Educação contra o Aedes aegypti

Por Ascom Cosems-RN

IMG_20160217_153318770[1]

O secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, participou da reunião do Pacto da Educação Brasileira contra o Aedes aegypti, realizado no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), nesta quarta-feira (17). Ele ministrou palestra sobre as características e periculosidade das arboviroses e a importância do engajamento dos profissionais de Educação das redes públicas municipal e estadual na luta contra a dengue, chikungunya e zika vírus.

“A intersetorialidade e integração no combate ao Aedes é muito importante no combate e os ministérios da Saúde e da Educação formalizaram uma parceria na qual uma série de recomendações devem ser seguidas pelas secretarias estaduais e municipais das duas áreas no combate ao Aedes. Os professores possuem um grande potencial multiplicador e modificador de cultura e as crianças têm uma facilidade enorme de levar para casa aquilo que aprendem com interesse na escola, transformando-as em pequenos agentes mirins”.

Luiz Roberto destacou as ações desenvolvidas pela SMS, com a massificação das informações e a disponibilidade dos agentes de endemias e técnicos do Centro de Controle de Zoonoses para palestras nas escolas sobre a necessidade de erradicação dos criadouros do mosquito no município. E ainda a redução de 79% das notificações de dengue em janeiro passado, em relação a janeiro de 2015.

“Desde setembro passado, usamos o método Ovitrampas, no qual avaliamos os níveis de infestação e dados entomológicos que são cruzados com os indicadores epidemiológicos por área. Com isso, podemos ver o comportamento real na cidade, interpretando-a por bairros, detectando por geoprocessamento e georreferenciamento os locais de alta infestação de mosquito e ovos nas armadilhas, atuando de forma incisiva nas áreas mais críticas”.

A secretária municipal de Educação, Justina Iva, explicou que o objetivo do Ministério da Educação é fazer uma mobilização nacional contra o Aedes e que Natal está totalmente empenhado e comprometido na luta. Ela destacou também a importância da parceria com o Exército e a Marinha do Brasil, que farão palestras nas escolas públicas sobre a temática. “Temos aproximadamente 65 mil profissionais no município e precisamos sensibilizá-los para essa grande batalha”. 

ASCOM DA SMS NATAL